
Os diretores, gestores e equipe técnica dos Seconcis de todo o País, se reuniram em Curitiba-PR para o Encontro Nacional de Seconcis (ENSE). Durante três dias, foram debatidos assuntos técnicos e de interesse geral voltados para a atuação técnica das Entidades em suas respectivas regionais. O ENSE é um evento anual, tradicional e utilizado como ferramenta de troca de experiências, apresentação de novos projetos e debates gerais.
Na abertura do evento, o presidente da Associação de Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconci Brasil), Antônio Carlos Salgueiro, ressaltou a falta de mão de obra no setor da construção e como os Seconcis podem ser um diferencial para atrair novos profissionais. “Muito temos ouvido falar sobre a falta de mão de obra; que ninguém quer trabalhar no setor. Está aqui a resposta: o Seconci é esse atrativo. A gente apoia na saúde, odontologia, engenharia de segurança. Esse é um ponto que temos que trabalhar para mudar a figura do Seconci, do setor e do empresário da construção”, disse Salgueiro.
O vice-presidente do Sinduscon-PR, Marcelo Braga, lembrou a importância dos Seconcis dentro da indústria da construção e do trabalho social desenvolvido como ferramenta de responsabilidade social. “Esse trabalho é vital para a indústria porque existe um compromisso inabalável com a saúde e segurança dos trabalhadores e suas famílias. O capital humano é o alicerce e esse serviço que realizamos é feito com excelência em todas as áreas. Esperamos que esse encontro possa beneficiar a todos que participaram”, afirmou Braga.
Responsabilidade Social
A presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ana Claudia Gomes, representou o presidente da CBIC, Renato de Sousa Correia. Ana Claudia apresentou um levantamento sobre o perfil do trabalhador feito em nível nacional, com apoio dos Seconcis.

Ana reforçou que a CBIC se orgulha em apoiar ações sociais e esteve ao lado do Seconci Brasil e, consequentemente, ao lado de todos os demais Seconcis, na promoção de iniciativas que reforçam a transformação social e a valorização de quem atua no setor. “O Seconci é um instrumento de promoção da responsabilidade social em toda a cadeia da construção. Onde identific
amos as dores e desafios dos Sinduscons, buscamos atuar no convencimento e no apoio, sempre atentos às necessidades reais do setor. Somos uma indústria ostensiva, mas aprendemos que, mesmo diante de toda a força do setor produtivo, não existe transformação sem pessoas”, explicou Gomes.
O Seconci Goiás foi representado pelo presidente, Yuri Vaz de Paula, pelo vice-presidente, Bruno Alvarenga, o superintendente, Wellington Guimar
ães, a Coordenadora de Saúde, Dra. Patrícia Montalvo, a Coordenadora Odontológica, Dra. Daniela Figueiró e o Coordenador de Segurança do Trabalho Adriano Augusto Gonçalves. Yuri, que foi eleito vice-presidente do Seconci Brasil, ressaltou a importância do ENSE. “É uma grande oportunidade participar deste evento. O ENSE é um espaço valioso de troca de experiências, construção coletiva e reflexão sobre os desafios que enfrentamos diariamente em nossas regionais. Que este encontro nos inspire a inovar, integrar e ampliar o alcance dos nossos serviços, sempre com foco no bem-estar dos trabalhadores e no desenvolvimento sustentável da indústria da construção”.
Foram dias de muito aprendizado para toda equipe do Seconci Goiás, que entre outras atividades teve a chance de conhecer a estrutura física e o fluxo dos processos do Seconci. Um momento de benchmarking para o Seconci Goiás, possibilitando trazer as boas práticas e melhorias para os nossos processos. Outra boa oportunidade foram as reuniões temáticas (Administração, Medicina, Odontologia, Segurança do Trabalho e Serviço Social) que possibilitaram à equipe técnica uma troca de conhecimento mais aprofundada com outros Seconcis.