Novidade

20/12/2014
SINDUSCON-GO e TJGO firmam parceria

TJGO e Sinduscon-GO assinam termo de cooperação para o desenvolvimento do programa Justiça Terapêutica

Proposta é fortalecer a parceira entre as duas instituições e oferecer oportunidades de reinserção social para infratores, usuários e dependentes de drogas

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio da Coordenadoria do Programa Justiça Terapêutica, e o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) vão assinar no dia 22 de outubro, às 9 horas, no auditório do Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, em Goiânia (GO), o Termo de Cooperação do Programa Justiça Terapêutica.

A proposta é formalizar a parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento do programa, estabelecendo diretrizes e ações conjuntas que possam auxiliar na eficiência e na qualidade de atendimento do Justiça Terapêutica. A assinatura ocorrerá dentro da Mostra Cultural 'Fortalecendo Laços', que vai ser promovida no dia 22, das 8 às 18 horas.

Segundo a coordenadora do programa Justiça Terapêutica, juíza Maria Umbelina Zorzetti, por meio da cooperação, está previsto o encaminhamento de participantes do programa, assim como familiares e dependentes, para participação em atividades oferecidas pelo Sinduscon-GO. De acordo com ela, o objetivo é promover a reinserção em ações de capacitação profissional, treinamento e direcionamento ao emprego. Outra medida que será adotada é a inclusão de representantes do Sindicato em atividades promovidas pelo TJGO, como cursos, seminários, encontros para debate e capacitação, visitas técnicas, reuniões abertas e restritas, entre outros.

Para o presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura, a intenção de todos é de colaborar de maneira construtiva para conseguir inserir o público do programa de volta ao convívio social para que tenham uma vida digna, trabalho, moradia e que voltem à família. “A dependência química é uma questão extremamente séria que está presente em todas as classes sociais. Entendemos que uma das formas para que consigamos reinserir uma pessoa é fazer com ela seja produtiva, para que sinta orgulho de si mesma e passe a fazer parte novamente da sociedade de maneira ativa e gerando o bem para as pessoas e para si mesma também”, afirma.

Justiça Terapêutica

Com quatro anos de desenvolvimento em Goiás - completados agora em outubro -, o programa visa oportunizar aos infratores, usuários e dependentes de drogas a possibilidade de reintegração na sociedade, por meio de um tratamento justo e adequado, além de auxiliar na redução do índice de criminalidade no Estado.

Desde a criação do programa, mais de 1350 beneficiários foram atendidos, sendo que mais de 320 apenas em 2014. “Nesse período, observamos que o grande diferencial, que fez aumentar a adesão dos beneficiários no programa, foi o eixo da reinserção social. Além do tratamento e a orientação sobre a dependência química, o programa também é importante para o beneficiário encontrar novas oportunidades”, enfatizou Zorzetti.

O Justiça Terapêutica representa um novo paradigma para o enfoque e o enfrentamento da violência e da criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso, abuso e dependência de drogas ilícitas e mesmo das lícitas e socialmente aceitas, que causam danos à sociedade. Entre os objetivos estão a retirada dos infratores envolvidos com drogas do sistema de encarceramento para o de tratamento; diminuir a reincidência criminal e reduzir a criminalidade. Consta ainda a promoção do bem estar físico e mental dos infratores usuários de drogas; sensibilização e conscientização da sociedade para o direito de todos à cidadania; redução do custo social e promoção da paz social.

Fonte: ACS - SINDUSCON-GO

Associe sua empresa
Central de atendimento
Ligue para nossa equipe
(62) 3250-7500
ONDE ESTAMOS

Rua C-136 Qd. 307 Lt. 20/21 nº 681, Jardim América, Goiânia-GO.