Novidade

02/04/2014
86º ENIC discutirá temas sobre materiais e tecnologia

A evolução da representação digital de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício, o chamado BIM - Building Information Modeling, está entre os temas que serão debatidos no 86º ENIC.

A Comissão de Materiais e Tecnologia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) discutirá assuntos voltados ao desenvolvimento e a modernização da indústria da construção no País em fóruns que integram a programação do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção, no Centro de Convenções de Goiânia. As palestras técnicas serão realizadas nas tardes dos dias 22 e 23 de maio.

A pauta técnica da Comat abrangerá, especificamente, temas que têm requerido maior atenção dos profissionais da engenharia atualmente. O presidente da Comat/CBIC e diretor do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Sarkis Nabi Curi, destaca que, por meio do evento, será possível aprofundar as discussões sobre a aplicação da Norma de Desempenho (NBR 15575/2013), implantação do processo BIM (Building Information Modeling), além da indução da implantação da sustentabilidade nas obras.

Entre os temas das palestras, que serão ministradas por renomados convidados, estão os relacionados a novas tecnologias, como a evolução do BIM, que é a representação digital do processo de construção para facilitar o intercâmbio e a interoperabilidade de informações em formato digital, geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

O Lean Construction, ou construção enxuta, também integra a programação. Serão discutidos os processos que propiciam ao sistema construtivo quebrar seus paradigmas de gestão e adaptar técnicas e ferramentas por meio de aplicação dos conceitos de fluxo e geração de valor empregados na construção civil, desenvolvidos com sucesso no Sistema Toyota de Produção (Lean Production).

A Norma de Desempenho NBR 15575/2013 e demais normas técnicas do Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB 02) serão outros temas em pauta. O objetivo é difundir a normalização técnica e dar mais qualidade às edificações habitacionais brasileiras, além de abordar o trabalho que está sendo realizado pelo Comitê de Revisão de Normas da CBIC.

Manuais de uso, operação e manutenção, que ensinam a forma adequada de manutenção do edifício, com o intuito de manter, ao longo do tempo, as suas características funcionais e estéticas, conforme o edifício foi projetado, também serão apresentados. Eles definem as responsabilidades de cada um dos atores envolvidos nas edificações: do seu construtor, dos seus fornecedores de materiais e equipamentos, e do usuário.

A Comat abrirá ainda espaço para a Coopercon Brasil e suas associadas, ou seja, as cooperativas da construção civil que existem nas diversas regiões, para apresentarem um panorama dos negócios realizados por elas. A sustentabilidade também está entre os temas que serão debatidos. A intenção é abordar o uso racional dos recursos naturais, gestão sustentável da água e soluções que propiciem a eficiência energética, conforto higrotérmico, acústico, olfativo e visual.

Fonte: Assessoria de Imprensa do 86º ENIC

Associe sua empresa
Central de atendimento
Ligue para nossa equipe
(62) 3250-7500
ONDE ESTAMOS

Rua C-136 Qd. 307 Lt. 20/21 nº 681, Jardim América, Goiânia-GO.